sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A MITOLOGIA GREGA EM "GOD OF WAR"


O Professor Joaquim - Educação Física, praticante assíduo de jogos do Playstation 3, elaborou este artigo que relaciona o jogo de Gof of War com a mitologia Grega. Leia o texto e comente.
Vale também ler o artigo "God of War e a Mitologia Grega" anexado no espaço Artigos e Textos deste Blog.

SOBRE A SÉRIE GOD OF WAR:

God of War é uma série de jogos de videogame, no gênero ação-aventura em terceira pessoa, criada pela Sony Computer Entertainment, que envolve jogos para as plataformas PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Portable (PSP), e também para telefone celular. O primeiro jogo da franquia foi lançado em março de 2005, e é baseado, como os demais lançados até hoje, na mitologia grega.
A série já possui seis jogos, sendo eles God of War: Chains of Olympus, God of War, God of War: Ghost of Sparta, God of War: Betrayal, God of War II e God of War III. Cada jogo possui um enredo próprio, embora todos se encaixem numa trama geral, que aqui será brevemente descrita.
A história se passa na Antiguidade Grega, e centra-se em elementos de mitologia. O protagonista do jogo é um guerreiro chamado Kratos, que havia sido general do exército de Esparta, sendo conhecido por utilizar métodos extremamente brutais na busca de vitórias militares para a sua Cidade-Estado. Com o desenrolar da história, descobre-se que o protagonista é filho de Zeus - o mais poderoso dos deuses do Olimpo, na mitologia grega - com uma mortal, o que explica a sua força e seus feitos extraordinários.
Um ponto-chave no enredo é quando, numa batalha contra uma horda extremamente numerosa de bárbaros, Kratos, que estava prestes a ser morto, invoca Ares, o Deus da Guerra, para salvar a sua vida. O general espartano pede ao Deus que destrua os seus inimigos, oferecendo-lhe, em troca, uma vida de servidão aos seus desígnios.
Ares atende ao pedido e Kratos torna-se seu servo, recebendo do Deus as Blades of Chaos, que consiste num par de espadas, forjadas nas profundezas do próprio Hades (o subterrâneo Mundo dos Mortos), presas ao antebraço do personagem por correntes, que conferem a ele um poder de destruição quase ilimitado.
A história assume características das clássicas tragédias gregas quando Kratos, ao liderar um ataque a uma vila, é enganado por Ares, que, no intuito de tornar seu servo uma verdadeira máquina de guerra, sem ter outras preocupações além de matar, coloca, de alguma forma, a mulher e a filha do general espartano no templo da vila invadida.
Kratos, em sua ânsia de eliminar seus inimigos, mata, então, inadvertidamente, as duas pessoas com as quais ele aparentemente mais se importava. A partir deste momento, Kratos não somente renuncia à sua servidão, mas decide vingar-se de Ares.
O protagonista é constantemente atormentado por pesadelos de seus terríveis atos, o que faz com que ele se comprometa, para redimir-se, a servir aos deuses do Olimpo por dez anos. Cobrada por Kratos, a deusa Atena pede a ele, como última tarefa, que salve sua cidade (Atenas), que havia sido invadida por Ares. Como Zeus havia proibido os deuses de lutarem entre si, a tarefa deveria ser cumprida por um mortal, com apenas a assistência de deuses.
Kratos aceita a tarefa por dois motivos: para que os deuses o livrassem de seus pesadelos, e para vingar-se do Deus que fez com que ele matasse sua mulher e sua filha. Para conseguir o feito de matar um Deus, Kratos enfrenta uma série de personagens mitológicos como medusas, centauros, minotauros e harpias, até alcançar a extremamente protegida caixa de pandora. Ao abrir a caixa o protagonista utiliza-se dos poderes nela guardados para derrotar Ares, e ocupar o seu lugar no Olimpo, como o novo Deus da Guerra.
Entretanto, ao tornar-se Deus, Kratos não abandona sua antiga brutalidade, com a qual ele, através de seus poderes divinos, auxilia o exército espartano a difundir seus domínios, exterminando os povos que a ele se opunham. Zeus, inconformado, dizima o exército espartano e mata Kratos.
O protagonista retorna do Hades auxiliado pela titã Gaia, que ganha, com isso, um forte aliado para lutar ao lado dos titãs contra os deuses do Olimpo. Kratos sai em busca de sua vingança contra Zeus, tendo que enfrentar em seu caminho figuras mitológicas como Perseu e Ícaro, além de deuses como Poseidon, Hélio e Hera, antes do próprio Zeus. Como, em seu percurso, Kratos fora traído por Gaia, que apenas queria usá-lo para derrotar os deuses do Olimpo, o protagonista enfrenta também titãs, como Cronos e a própria Gaia.
Ao final de God of War III, último jogo lançado na cronologia da série, o mundo encontra-se num estado de caos. Não há sol, porque Hélio foi morto; os mares invadiram a maior parte da Terra, com a morte de Poseidon; e Kratos se suicida, lançando ao mundo a “esperança”, o poder que estava em seu corpo por ter aberto a caixa de pandora, e com o qual ele conseguiu derrotar Zeus.

Autor: Lira Neto, Joaquim Francisco de, (2011)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

DIA 18 TEM REUNIÃO DE PAIS E MESTRES



Dia 18/02/2011 - Sexta Feira realizaremos Reuniões de Pais e Mestres.

 Elas acontecerão em três períodos:

Manhã: Das 9:30 as 12:00 referente aos alunos que estudam no Ciclo I

Tarde: Das 15:30 as 17:30 referente aos alunos que estudam no Ciclo II

Noite: Das 19:00 as 21:00 referente aos alunos que estudam no Ensino Médio
  
  • Entrega dos Kits Escolares
  • Entrega das Mochilas
  • Entrega dos livros didáticos
  • Entrega dos Cadernos dos Alunos
  • Assuntos de interesse pedagógico

sábado, 12 de fevereiro de 2011



"A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são"

Fernando Pessoa


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ESCOLA MAIS BONITA!!!



Biblioteca: Remanejamento de livros e estantes, pintura interativa, viabilização de empréstimo do acervo, pontos de internet, mesas circulares para leitura. Espaço do acervo infantil e infanto. Espaço da Biblioteca do Professor.
Tudo isso, com três ventiladores e cortinas que ajudam a tornar o ambiente muito mais agradável.


O VARAL E MURAL DA LEITURA CONTINUARÃO FUNCIONANDO

Espaços privilegiados  para momentos de leitura. Revistas, gibis, poesias, pemas e demais artigos fazem parte destes espaços. Esperamos que professores e alunos aproveitem os locais.





A escola possui um boa coleção de mapas para que sirvem de instrumentos de ensino. Eles ficam a disposição do professor.



As salas de aula foram pintadas e feita a manutenção em alguns casos. Elas estão sendo entregues em ordem. Sem nenhuma carteira ou cadeira quebrada, sem riscos na parede. Equipadas com ventilador e cortinas.







A sala de informática foi reformada, móveis novos, piso, luminárias, ventiladores, cortinas e computadores novos são oferecidos aos nossos alunos para pesquisas e uso com agendamento através do Programa Acessa Escola.
Os pais tem que assinar a Autorização para que seu filho utilize a sala. Conferimos a assinatura com a que foi registrada na ficha de matrícula.
Estamos aguardando: Mais 06 computadores, ativação da antena via rádio - o que possibilitaria um aumento na potência da rede e a possibilidade de uso efetivo de todos os computadores da sala conectados à internet.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

HOJE FOI DIA DE PLANEJAMENTO!


A equipe gestora  - Diretor Edson, Vice-Diretora Vanya e a Coordenadora Pedagógica Maria Alice, juntamente com os Professores do Ciclo I - Alair, Maria Arlete, Izabel, Hellen, Márcia, Jovelina e Graciete, mais os Professores do Ciclo II e Ensino Médio - Joaquim, Carla Maria, Fernanda, Nanci, Maria Luiza, Celso, Antonio, Telma (que este ano volta para a sala de aula), juntamente com os novos Professores - Marcelo, Yuri, Renato estiveram reunidos no período da manhã para tratar de assuntos importantíssimos que serão trabalhados durante este ano. Amanhã, as 13:00 horas erá a segunda parte do planejamento, onde várias outras questões serão abordadas.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

AS AULAS COMEÇAM DIA 10!





Dia 10 começa o ano letivo 2011. Desejamos boas vindas aos nossos alunos, professores e pais.


PLANEJAMENTO SERÁ NOS DIAS 08 e 09


Os professores, juntamente com a equipe gestora estarão reunidos nos dias 08 a partir das 8:00 horas e no dia 09 a partir das 13:00 horas para avaliar, refletir, discutir, elaborar, entre outras ações voltadas ao Planejamento 2011. O período, embora menor que o necessário, é imprescindível para que todos possam "seguir a mesma linha e falar o mesmo idioma".

Toda ação educativa planejada tem o aluno como foco principal. Fica muito evidente a necessidade do acompanhamento, envolvimento e comprometimento dos pais, alunos, professores, gestores e funcionários da escola. Somente com o esfoeço coletivo é que podemos alcançar uma educação de qualidade.