segunda-feira, 21 de março de 2011

NOTÍCIA DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

BLOGS SÃO USADOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS E DE SOCIALIZAÇÃO NA REDE

Projetos desenvolvidos por professores em escolas de todo o Estado aproveitam o interesse dos alunos pela web para promover a educação em atividades extracurriculares, sociais e com informação rápida

         Ampliar a abrangência do conteúdo desenvolvido em sala de aula tornando-o mais próximo do universo jovem pode ser uma alternativa promissora para o aprendizado de crianças e adolescentes. Com sua linguagem, interesses e atividades específicos e, sobretudo, com a tecnologia a favor de escolas e docentes, os blogs surgem como ferramentas pedagógicas e de interação social em unidades de ensino de todo o Estado. Seja um projeto de reforço para matemática, um diário com tudo o que acontece de mais importante na comunidade escolar, um canal para pesquisas históricas: tudo é válido quando o objetivo é informar e educar.

Dia a dia na escola
         Divulgar eventos, aproximar os pais da escola e proporcionar um ambiente de socialização e enriquecimento cultural. Essa é a proposta do blog desenvolvido na Escola Estadual Pedro Geraldo Costa, localizada na região leste da capital paulista. Sob coordenação da professora Heloiza Santana, o http://pedrogeraldocosta.blogspot.com foi criado para disseminar informações sobre os trabalhos e atividades gerais realizados pelos alunos. Em 2011, a unidade de ensino completa 20 anos e, de acordo com a docente, o blog será muito importante para falar sobre os eventos em comemoração à data. “Nosso blog aborda o conteúdo curricular, comportamental e também a divulgação de eventos. Ele abrange todos os ciclos e este ano terá uma ampla divulgação da programação de aniversário de nossa escola”, explica.

Os resultados do projeto, iniciado em 2009, ultrapassaram os muros da escola. “Os pais elogiam muito o blog e ficam entusiasmados quando reconhecem seus filhos nas fotos dos eventos e atividades. Toda a divulgação é feita com o cuidado para que os responsáveis assinem uma autorização de direito de imagem para a postagem de fotos das crianças, o que aumenta a confiança”, explica Heloiza Santana. 

Currículo e interação
         O blog desenvolvido pelo professor Marcos Eli Simões, que leciona história na Escola Estadual Professor José Nantala Bádue, em Bragança Paulista, é um exemplo de associação entre conteúdo e interatividade. Criado para ser um canal de extensão das atividades trabalhadas em sala de aula, trazia inicialmente mapas e textos para serem revistos em casa. Com o tempo, ganhou força, atenção e importância: passou a contar com atividades lúdicas, como palavras cruzadas, vídeos sobre os temas estudados em aula e material de apoio para trabalhos em grupo.

“Após a iniciativa do blog, os alunos passaram a gostar mais das aulas de história, o que não acontecia antes. Além disso, eles elogiam, sugerem e ficam na expectativa de novos conteúdos, que incluo no blog. É trabalhoso manter, mas faço com prazer e sempre vale a pena”, conta Marcos. No blog http://fazendohistorianova.blogspot.com é possível encontrar textos sobre os principais movimentos históricos de todos os tempos, além de ilustrações vídeos e mapas. O conteúdo é didático e informativo, de forma a aproximar os alunos da disciplina. O blog também conta com um chat para que os visitantes – sejam alunos, pais e professores – interajam.
        
        A possibilidade de estabelecer mais contato com os alunos inspirou Carolina Nepomuceno Torres Bonfim, professora de Matemática da Escola Estadual Republica do Haiti, na zona leste da capital, a criar o blog http://matematicamuitolegal.blogspot.com . No ar desde fevereiro deste ano, a ferramenta diversificou a comunicação acadêmica e, hoje, apresenta o conteúdo curricular de maneira simples e informal.  “Os alunos têm certa resistência à matemática e por isso busco, com o blog, mostrar um lado mais "legal" da disciplina. Além disso, gosto de fazer abordagens mais divertidas e os alunos gostam de ter contato com a professora através do canal”, diz Carolina.

Ela conta que o projeto tem como foco os estudantes da 5ª série, mas outras turmas, por indicação dos colegas, estão acessando, conhecendo e aprovando o projeto. Os resultados, segundo Carolina, são muito positivos. “Percebo uma maior interação entre meus alunos, que comentam sobre as novidades, elogiam e divulgam o trabalho. Quando falam com familiares e colegas costumam dizer com admiração coisas como ‘a minha professora tem um blog’ e ‘venha ver o blog da minha professora’. Para mim, é motivo de orgulho”, comemora.  

A SEE e a integração digital
A Secretaria de Estado da Educação também está totalmente integrada ao mundo digital. Desde 2008, o Acessa Escola funciona como um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado e transforma as salas de informática das escolas da rede pública estadual em espaços de acesso livre à internet. O programa prevê, preferencialmente, o atendimento às escolas de Ensino Médio. A implantação obedece a um cronograma gradativo, levando em consideração critérios como regiões com maior índice de vulnerabilidade social, condições físicas da sala de informática, tipo de link disponível, entre outros.

Inicialmente foi implantado em unidades da Capital, depois na Grande São Paulo e Interior. Em 2010, o programa chegou a 3.213 escolas de todo o Estado, totalizando um investimento de R$ 75,8 milhões para manutenção do projeto e ampliação da capacidade de atendimento. Desde 2008, o projeto já contabiliza mais de 11,5 milhões de atendimentos.

São Paulo, 18 de março de 2011
Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218-2020/8879/2062

quarta-feira, 16 de março de 2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

É CARNAVAL!!!

Mais uma vez o Brasil pára. A folia do Rei Momo estará presente em todo país. É um período intenso para os que curtem o carnaval e um descanso para os mais tranquilos.
De qualquer forma, os alunos voltam dia 19 de março - quinta-feira. já os professores têm importante reunião no dia 09.03.2011, onde será discutido e elaborado documento sobre várias questões: Política salarial, atribuição de aulas, planp de carreira, evolução funcional, módulos de funcionários, formação continuada entre outros temas. O documnto fará parte, junto com outras escolas de uma proposta da Diretoria de Ensino de Campinas Leste para ser apresentada na reunião com o Sr. Secretário da Educação, que está terminando de ouvir sugestões, reinvidicações, críticas, elogios e análises de toda a rede estadual de ensino.