terça-feira, 30 de agosto de 2011

PROJETO ENTORNO DA ESCOLA

É esperado que em setembro aconteça as atividades práticas, planejadas em agosto, do Projeto Entorno da Escola, que tem por objetivo "abrir os muros da escola" para a família e comunidade, através de dinâmicas, pesquisas, entrevistas, estudos, palestras, entre outras ações propostas que proporcionem registros do entorno da escola, sob os múltiplos olhares dos alunos, família e comunidade. Que haja inter e trasnversalidade nos trabalhos, com "ganchos" que levem os alunos à entender os diversos conteúdos relacionados às disciplinas; que durante o processo o aluno entenda, valorize, tenha criticidade e propostras quanto ao local em que vive, e consiga posicionar-se, nas questões sociais, culturais, históricas, ambientais, geograficas, entre outras que o Projeto proporciona, diante do Município, do Estado, do País e do Mundo.

Para tanto é imprescindível a participação dos professores como mediadores e incentivadores das atividades. Nossos alunos têm potencial para que alcancem uma educação de qualidade.

O trabalho de equipe é imprescindível.



ATIVIDADES DO MAIS EDUCAÇÃO


Confira a relação de atividades

Procure a Coordenação pedagógica e faça sua inscrição


TEATRO: Segundas e quintas as 9:00 horas

CAPOEIRA: Terças e quintas: 8:15 - alunos das 5ªs  e 6ªs séires, 9:30 - alunos das 7ªs e 8ªs séries

PINTURA: (Bonecos cenográficos): Segundas das 8:00 as 12:00

MÚSICA:  Quartas: 9:00 e as 13:00

LETRAMENTO: Quartas e sextas: 8:00 as 12:00

JORNAL ESCOLAR: Segundas e sextas: 9:00 as 10:30

PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO

Alunos das 4ªs séries e 4ºs anos irão no dia 13 de setembro ao teatro do Sesc. Excelente oportunidade que o progrqama cultura é currículo oferece aos alunos. O custo é zero, e tem alimentação também. A cultura agradece.


DIA 03 DE SETEMBRO, ALUNOS IRÃO PARA O ZOOLÓGICO

No sábado, dia três de setembro, os alunos do terceiro ano do ciclo I, irão ao zoológico de São Paulo. A atividade é uma parceria com o Rotary Club, que além do transporte oferece alimentação. Os alunos swerão acompanhados pela professora da classe, gestor, aluno voluntário do ensino médio e funcionário


.

QUINTA-FEIRA TEM PROJETO PREVENÇÃO BUCAL


Dia 01.09, os alunos do Ciclo II participarão de mais um dia do Programa de Prevenção Bucal. Os dentistas pedem para que os alunos não esqueçam de trazer a escova dentária.

Alunos: Cuidem de seus dentes - Vocês são os beneficiados.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CHEGARAM NOVOS DVDs

·       HISTÓRIA SEM FIM 1 e 2
·         LABIRINTO DO FAUNO
·         VIAGEM INSÓLITA
·         A VIDA É BELA

Sugestões da Revista Nova Escola (Julho/2011)

·         O ÚLTIMO SAMURAI
·         BOLEIROS 1 e 2
·         DE VOLTA PARA O FUTURO 1
·         CARROS
·         DONALD NO PAÍS DA MATEMÁGICA
Programa Sala de Leitura
·         11 volumes série “Praticando ecologia”
·         10 volumes série “Contos consagrados”
·         09 volumes série “Grandes cursos TV Cultura”
·         13 volumes série “Explorando o Zôo”
·         03 volumes série “Documentário da TV”
·         03 volumes série “Desafio do lixo”
·         18 volumes da série “Nossa língua”, apresentado pelo Prof. Pasquale


Estes Dvds enriquecem nosso acervo que conta com mais de 650  títulos.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS




Algumas cenas de aulas do dia 26.08.2011

ATIVIDADES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO














Nas fotos acima: Atividades do Programa Mais Educação: Pintura e Jornal escolar. Temos também o grupo de teatro e letramento, além das atividades de leitura que são desenvolvidas.




EXAME DE ACUIDADE VISUAL

Nesta quinta-feira, dia 25, os alunos do ciclo I realizaram exame de acuidade visual.



PREVENÇÃO BUCAL

Mais uma vez tivemos a presença dos nossos queridos voluntários que trabalham a prevenção bucal. Dr. Luis, Dra. Miriam- Cecon/Unicamp e Dra Vanya - Posto saúde/Pref. Campinas (que aparecem na segunda foto), são incansáveis na missão de conscientizar e alertar para a contante e correta escovação.
Precisamos da atuação conjunta dos pais e responsáveis nesta ação.





Alunos "chupam a pastilhinha" - Identificação visual do aspecto dentário

ALUNOS VISITAM BIENAL NO SESC

Os alunos do 2º Ensino médio foram no dia 23.08 ao SESC/Campinas para visitar a bienal. Esta atividade complementar faz parte do programa "Cultura é currículo".





quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PLANILHAS DIGITAIS AUXILIAM NA AVALIAÇÃO

          Os resultados dos gabaritos do "provão Uacury," realizado no 2º bimestre, foram digitados em planilhas, no formato excel, e permitem visualizar através de tabelas e gráficos desempenho dos alunos. Este desempenho não está resumido apenas no aspecto quantitativo, ou seja, a nota final do aluno; mas quais as questões que a classe mais teve dificuldade, separado por cada disciplina.
    Os professores podem verificar quais as competências e habilidades pertinentes e necessárias para que os alunos respondessem corretamente; depois é trabalhar as dificuldades, dentro da dinâmica e pedagogia de cada professor.
       No planejamento realizado em julho, o assunto foi novamente abordado, com exemplos de questões que foram analisadas. Avaliação é sempre um tema presente nas discussões. Temos texto publicado em página deste blog. O mais importante é que o resultado da avaliação não termine no conselho de classe e série e que os elementos discutidos sirvam para refletir sobre o conteúdo ministrado, sobre as práticas pedagógicas aplicadas.
        A escola agradece imensamente os esforços para a criação; desenvolvimento - layout, fórmulas, gráficos; digitação, envio por email, arquivo no computador da sala dos professores e coordenação pedagógica, digitação dos dados e impressão dos resultados. São várias pessoas que ajudaram para que nossos alunos possam ter um melhor desenvolvimento do ensino e aprendizagem.

Vale lembrar: Para o provão, utilizamos mais de 5.000 folhas, e toner para a impressão. Com custo zero para nossos alunos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FELIZ DIA DOS PAIS

PAI DE VERDADE


Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai, mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.
Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.
Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.

Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para um caminho de honestidade e de Bem .


Email enviado pela DE Campinas Leste
Texto de Silvia Schmidt

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

LUGARES DE APRENDER - DE CONVIVER






CAIXAS COM LIVROS DE LEITURA PARA O CICLO I e GIBITECA







Ser criança Não é somente ter pouca idade E sim esquecer a idade física A nossa verdadeira idade está na mente É o que se sente.

Ser criança É perseguir a felicidade Sem se importar com a idade.

É esquecer um pouco das responsabilidades Sem contudo ser irresponsável.

É viver intensamente o presente Não viver condicionado ao futuro Nem ruminando o passado

É amar intensamente E viver essa paixão sem precedentes

É sempre sorrir Sempre estar aberto para o novo Ser criança

É nascer de novo a cada dia...

http://criancagenial.blogspot.com - Texto Sandra Mamede



LIXO RECICLÁVEL

Colocamos coletores de lixo reciclável na entrada da escola. Os alunos do ciclo I estão trabalhando dentro do projeto específico, demais alunos são conscientizados da importância da reciclagem, meio ambiente e sustentabilidade.




MELHORAMOS A ILUMINAÇÃO EXTERNA

Com os recursos próprios e da verba  do FDE/ manutenção, cuja parcela é de R$ 1.718,00 por quadrimestre, conseguimos colocar refletores no jardim, parte posterior da escola e lateral da quadra. Foram trocadas as lâmpadas externas e as luminárias limpas. Os sanitários dos alunos também passaram por serviços de manutenção, com a troca de todos os sifões, substituição de válvulas e reparos, bem como desentupimento de vasos, troca e pintura das portas principais.



PALESTRA SEXUALIDADE

No dia 10/08, os alunos das 7ªs e 8ªs séries tiveram palestra sobre o tema "sexualidade". Agradecemos os médicos com Drª Maria Auxiliadora - pediatra e Drº Roberto - ginecologista do posto de saúde da Administração Regional 14 por atender nossa solicitação.

PREVENÇÃO BUCAL - CICLO II


Dando proseguimento ao programa, que já existe há vários anos no Ciclo I (feito pelos dentistas Luiz, Miriam e Adriana), o posto de saúde, sob coordenação da Dra Vanya, atendeu os alunos nesta semana.

Bons hábitos alimentares e escovação correta e constante = prevenção para dentes sadios.





EXAME ACUIDADE VISUAL


*18/08 às 08:30 horas para 1º ano Teste de Acuidade visual
*19/09 às 08:30 horas para 1º ano Teste de Acuidade visual

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES É CONSTITUÍDA

Disponibilizamos nossa sala de atividades para que a comunidade realizasse reunião que teve a proposta de compor a Associação de Moradores do Jardim Monte Belo. Com boa presença de público conseguiram eleger os representantes. Ao final da reunião, representantes agradederam pela cessão do espaço, e na conversa com o diretor, foi destacado a importância  de de escola e comunidade caminharem juntos.
Parabéns pela iniciativa.


DIA 20.08.2011 - TEM REUNIÃO ABERTA PARA DISCUSSÃO DA MACROZONA

No dia 20.08, sábado, às 10:00 horas, a escola disponibilizará o pátio interno para a realização de reunião voltada aos moradores dos bairros ao entorno da escola sobre a lei de zoneamento.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

AVÓS CONTAM HISTÓRIAS NA ESCOLA

Dia 26 de julho foi o dia das avós. No dia 05 de agosto, alunos do ciclo I convidaram suas avós para virem até nossa escola.
As avós que compareceram e contaram histórias e muitos causos.
Foi muito bacana!!!

As histórias serão postadas aqui no blog para o Projeto Entorno da Escola.