domingo, 30 de outubro de 2011

FESTA DA PRIMAVERA: Preparativos a todo vapor!!!!

DIA O5 DE NOVEMBRO

DAS 10:00 as 18:00


EE PROF. UACURY R. A. BASTOS



APRESENTAÇÕES DE ALUNOS

APRESENTAÇÃO CAPOEIRA

APRESENTAÇÕES TEATRAIS

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS

BARRACAS

PASTEL


REFRIGERANTE

BINGO

PESCA

BOCA DO PALHAÇO





PARTICIPE:

 Com Prendas, ajuda nas montagens, no dia da festa...

Procure a escola!!


sábado, 29 de outubro de 2011

SARESP - Questionário para os pais

 


ALUNOS RECEBEM QUESTIONÁRIOS

Os alunos dos 3ºs anos, 4ªs, 6ªs e 8ªs séries, além do 3º Ensino Médio, responderam questionários. São perguntas que os próprios alunos e pais deverão responder. Depois a escola envia as folhas de respostas para o controle geral do Saresp.

TABULAÇÃO DE DADOS

Mais uma vez tabularemos os dados dos questionários e depois serão criados gráficos que integrarão a Proposta pedagógica da escola.
"São dados interessantes, que revelam o perfil de nossa comunidade escolar. De posse dos dados podemos trabalhar as situações diagnosticadas, saber os pontos fortes e as necessidades. Daí a importância de todos responderem com a maior fidelidade possível, para que não mascare os resultados", cita Edson Mamprin - Diretor da escola

AS PROVAS

As provas serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro. Redação, Lingua portuguesa, história, geografia, física e química serão as disciplinas avaliadas.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PAIS DEVEM AJUDAR A ESCOLA, PARA AJUDAR SEUS FILHOS

Do Diretor Edson Fernando Mamprin

Vou completar 10 anos de EE Prof. Uacury. Evoluimos muito desde então, tanto no aspecto físico, estrutural, instalações, equipamentos e ambientes pedagógicos.

Chegamos a ter turma de reforço estudando no pátio. Nesse mesmo pátio fizemos nossa sala de leitura, cercada com divisórias, tivemos aula onde hoje é o depósito...

Solicitei a ampliação e reforma do prédio em 2003, depois de muitos pedidos, recebemos o aval para a obra, que foi entregue em 2009 - sem estar completamente pronta. Mas hoje temos ambientes pedagógicos, equipamentos e instalações que permitem um excelenete trabalho com os alunos. É só consultar links neste mesmo blog.

Outras conquistas marcantes foram o transporte gratuito a todos os alunos, a dispensa da apresentação de fotografias, as parcerias estabelecidas, os trabalhos realizados...

Quase todos que visitam nossa escola fazem elogios. Pprecisamos como divulgado, melhorar nossa meta no IDESP neste ano. Para isso é necessário ter boas notas nas provas do Saresp, analisarmos´números de retenção e reprovação de alunos.

Manutenção constante, disciplina, relacionamento com alunos e familiares nunca foi problema sério, já que nossas portas sempre estiveram abertas. As situações resolvidas, com certeza não agradaram a todos. É muito natural, me espantaria com o contrário.

Agora, o essencial é termos pessoas que estejam dispostas a, de fato, ajudar a escola. Conscientes, críticos, mas que nos procurem, dêem sugestões e tenham como princípio a honestidade e que não tenham uma visão unilateral que defenda somente o filho em toda e qualquer situação, independente do fato ocorrido.

A Diretoria de ensino está lá para AJUDAR A ESCOLA, não é muro das lamentações, nem um ser abstrato que tem por missão de vida cobrar a escola, a qualquer custo. Dirigente, supervisores, PCOP's e todos deverm caminhar no sentido da escola.

Portanto, esta direção não reconhecerá reclamações desprovidas de identificação nominal, de assuntos que podem e devem ser resolvidos na escola. Procure atalhos, pense com a "mente aberta", acompanhe a vida escolar de seu filho, dedique-lhe um tempo, venha para a escola sempre que tiver dúvidas, se não ficar satisfeito, use seu direito de cidadão e aí procure outras instâncias. Seguramente a grande maioria dos pais e responsáveis é pró-escola, conversas cotidianos e questionários confirmam, mas temos alguns, que infelizmente não querem tratar a escola com o carinho que merece, não valorizam o que tem, não possuem carinho com a escola. Os descontentes devem procurar outra unidade escolar, se já consideram esgotados os níveis de conversa, se já apresentaram sugestões, se procuraram os canais competentes...

Trabalhe conosco em favor da qualidade na educação.

Saiba o que os professores estão ensinando.

Saiba como e o que seu filho(a) está aprendendo.

E meu muito obrigado a todos os que cooperam e trabalham para o sucesso de nossos alunos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ALUNOS RECEBEM LIVROS DE LEITURA

Distribuimos os livros do "Kit do Saber" para os alunos do Ciclo II e Ensino Médio.
Cada aluno recebeu três livros; nos dois anos anteriores também receberam.
Agora é só aproveitar para ler!!!

ELEIÇÃO PARA O CONSELHO DE SAÚDE LOCAL

O centro de saúde convida toda a comunidade para a eleição do conselho de saúde:

DIA 29 de outubro de 2011
LOCAL: Centro de saúde Carlos Gomes
HORÁRIO: 09:00 às 11:00 horas

PARTICIPE!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ATIVIDADES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Aulas de música,





+ uma atividade acontecendo...

História em quadrinhos,




E A MOLECADA SE DIVERTIU...




Nosso agradecimento a UBEM -Unidade Beneficente Estrela da Manhã, por mais este apoio e parceria!


Pipoca e algodão doce!!


Cama elástica


Cachorro quente!




Merendeiras: Costumeira contribuição


Diretores da Ubem prestigiando o evento.


Mais diversão!

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES

Conforme agendado, dia 18/10, terça-feira foi dia de reunião dos pais, que aconteceu nos períodos da manhã, tarde e noite.
Primeiro os pais fizeram um "tour" pela escola, com alunos atuando como monitores. Mostraram as dependências, equipamentos, instalações e um resumo das atividades que acontecem e que podem ser desenvolvidas.Depois, gestores, professores e pais puderam conversar sobre os assuntos. seguindo a pauta pré-estabelecida. Ao final, foram para as respectivas salas de aula dos filhos para tomarem ciência das notas e se necessário, agendar horário para falar individualmente com o professor.

Queremos parabenizar os pais que participam ativamente da vida escolar dos filhos, e convidar aos ausentes para virem à escola, conhecerem, conversarem, trocar experiências para que possamos atender o nosso aluno da melhor forma possível. O trabalho, conjunto e cooperativo proporciona melhorias.





sábado, 15 de outubro de 2011

DIA 18 OS ALUNOS DO CICLO I TERÃO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Mais uma vez, a UBEM - Unidade Beneficente Estrela da Manhã, proporcionará uma manhã de lazer aos alunos do Ciclo I, período da manhã. Pula-pula, piscina de bolinhas, "Castelo" inflável entre outros estarão disponíveis para que os alunos brinquem na próxima terça-feira, dia 18.

Aproveitamos e agradecemos a diretoria da UBEM pela parceria.



A ESCOLA PRIORITÁRIA E PLANOS DO GOVERNO

Estamos classificados entre uma das 1.206 escolas denominadas "prioritárias", hoje tem um artigo no caderno "cotidiano", que pode ser acessado em http://www.folha.uol.com.br/. Esta denominação de seve aos últimos índices do IDESP - Índice de desemvolvimento do Estado de São Paulo, que resulta de notas das provas do SARESP - (http://saresp.fde.sp.gov.br/2011/) que este ano acontecem no final de dezembro; evasão escolar, quantidade de alunos reprovados nas séries finais (4ªs e 8ªs) e ensino médio. embora está no "forno" a legislação que vai instituir reprovação também nos 3ºs anos (2ªs séries) e 6ªs séries, mantendo as anteriores.

Ao acessar http://educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola/, todos podem ver e ouvir, já que temos a Malu Mader no site, as nostas da escola. As que atingem a nota 5,0 do IDEB, são consideradas "boas" as que não conseguem são consideradas "más". A mesma Malú, informa para as escolas que tem média abaixo de 5,0 para que os pais procurem a escola para que possam verificar onde e como podem ajudar.

Não quero neste momento abordar o assuntomconcordar ou discordar do método, mas utilizar este espaço para mencionar que nossa escola, está acima de muitas que não são consideradas "prioritárias". Mas como?
Acontece que o ínidice utilizado foi o ítem das provas do SARESP que classifica alunos em "abaixo do básico".

Em 2009 atingimos todas as metas propostas, neste ano, nossa escola e muitas outras não atingiram. Ou pelo novo formato de classificação, que em 2009 incluiu numa mesma "faixa" básico e abaixo do básico, ora por dificuldades que temos que enfrentar "de peito aberto" e de forma solidária.

Temos vários exemplos de escolas estaduais, de características semelhantes à nossa que reverteram o quadro em um ano.Sem mágicas ou formas mirabolantes, mas em todas houve um ponto em comum? Professores, alunos, pais e comunidade uniram-se, trabalharam de forma cooperativa.

Aí precisamos que pais acompanhem a vida escolar de seus filhos, conheçam a escola, verifiquem as tarefas, o comportamento, o empenho, o desempenho, as necessidades; e que transmitam incansavelmente os bons valores morais, como respeito, ética, solidariedade, cidadania, higiene, preservação do patrimônio, valorização de conquistas como o transporte escolar gratuito, por exemplo.

Que os alunos venham dispostos a estudar, aprender, trocar informações, tornar rica sua vivência na escola

Que os gestores (direção, vice direção e coordenação pedagógica) consigam otimizar espaços, instalações, equipamentos, acompanhar e dar suporte para que a escola consiga trabalhar com todas as suas potencialidades.

Que a Secretaria Estadual de Educação, através da Diretoria de Ensino e seu dirigente, supervisão e oficinas pedagógicas, possa efetivamente auxiliar a escola, quanto ao quadro de funcionários - que hoje é negativo, já que estamos trabalhando com 4 funcionários a menos,o que naturalmente sobrecarrega várias funções; auxilie ainda no  aspecto pedagógico, e na intervenção para verbas de manutenção - já que a condição do telhado da escola é lamentável.

Que continuemos a ter. e se possível ampliar a participação de voluntários e parceiros em diversas ações.

E que professores sejam profissionais, não faltem por motivos inócuos e obsoletos, que planejem suas aulas de forma que sejam significativas, que utilizem a avaliação como forma de instrumentalizar ações, reflexões e não simplesmente "medir" nossos alunos.

Que o poder público, especialmente a Prefeitura Municipal de Campinas, consiga atender e proporcionar acompanhamentos médico, oftalmológico, dentário, fonoaudiólogo, entre outros. E que pensem na movimentação diária dos nossos 500 alunos e seus pais e asfaltem, pelo menos o percurso do ônibus e em frente à escola. Se está existindo prejuízo, não é nem será o ambiental, e sim dos alunos, estamos falando de pessoas, da razão da escola existir: nossos alunos.

É o que esperamos, sinceramente.

REUNIÃO DE PAIS TEM NOVO FORMATO

Terça-feira, dia 18/10/11, teremos reunião de pais. Na verdade utilizaremos 3 horários (10-1200, 15-17:00, 19-21:00),para que todos possam de fato participar.

A reunião já foi marcada com bastante antecedência, os pais terão acesso à pauta, através do Correio Uacury - que está neste blog, logo abaixo.

O Diretor Edson F. Mamprin comenta que:"Estamos mudando um pouco o formato da reunião; tanto que avisamos qye terá a duração de 2 horas, um tempo coerente para abordarmos e cumprirmos a pauta proposta...", e completa: "A ideia é de que os pais e responsáveis primeiro visitem, conheçam a escola, seus locais de aprendizagem, equipamentos e instalações disponíveis, materiais, potencialidades e necessidades, verbas e recursos recebidos, projetos desenvolvidos,aulas pevistas e dadas, dinâmicas de aprendizagem, índices e metas da escola, entre outros assuntos que interessam, e muito aos pais, que devem acompanhar bem de perto a vida escolar do aluno"




ATENÇÃO: FESTA DA PRIMAVERA SERÁ NO DIA 05/11/2011

A tradicional Festa da Primavera está definida para o dia 04.11.2011, sábado, das 10:00 às 18:00.

Além das  barracas - pesca, boca do palhaço, pastel, mini pizza, pipoca, refrigerante, bingo, doces e salgados, termeos muitas apresentações dos alunos - teatro, danças, coreografias, jogral; roda de capoeira, banda, música, exposição de trabalhos dos alunos, projeto nepso, projeto entorno da escola, e muito mais...

Estamos aceitando colaborações com prendas, objetos para as barracas, mussarela para o pastel; voluntários.... PARTICIPE - RENDA TOTALMENTE REVERTIDA PARA BENEFÍCIO  DOS NOSSOS ALUNOS

HOJE É DIA DOS PROFESSORES!!!!

Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.


Parabéns professor, pelo compromisso, pela responsabilidade, pela presença e pelo carinho para com nossos alunos.

domingo, 9 de outubro de 2011

VALE A PENA VER DE NOVO!

Vídeo EE Prof. UACURY - Um pouquinho de história. Pequena coletânea que mostra em 14 minutos,  mudanças estruturais, físicas, atividades e projetos desenvolvidos na escola, especialmente de 2003 a 2010, período da atual gestão da escola.

Veja na íntegra, em nossa página "Videos", as reportagens da EPTV, a animação Noite de lua cheia, Prevenção Bucal, entre outros que aparecem no vídeo abaixo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

E NO PROJETO ENTORNO DA ESCOLA....

Muitos professores e alunos aderiram à ideia do Projeto Entorno da Escola, onde um dos objetivos é conhecer características, culturas, vivências, potencialidades e demais tópicos que possam ser contextualizados, incorporados, discutidos, analisados e vivenciados por todos; que a escola saia de seus muros, encontre e compartilhe com a comunidade relatos, histórias, estórias, registros...

Parabéns aos nossos "pesquisadores", aos que se envolveram e assumiram a empreitada.

Abaixo, alguns "vizinhos" que comõem nossa fauna:




JANTAR NO ROTARY: Aluno do 3º ano recebe homenagem

Nosso aluno do 3º ano João Pedro Lopes dos Santos, sua mãe e irmãos, acompanhados da Professora Hellen estiveram presentes no jantar do Rotary Club; momento onde João Pedro recebeu homenagem pela redação que fez com o tema da visita ao zoológico de São Paulo.



 

ATIVIDADES DE PINTURA

Alunos em atividade na aula de pintura do Programa Mais Educação:



 



 



 



DIA 15/09 TEM REUNIÃO DA EMDEC NA ESCOLA


A escola cederá o espaço para a pré-conferência da CMTT - Conferência Municipal de Trânsito e Trasnporte. O evento será no sábado, dia 15.09.11, às 15:00 horas.
Participem!