quarta-feira, 16 de julho de 2014

TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

15 passos para adotar tecnologias em sala de aula

(Luciana Maria Allan)

Para um professor que só foi se relacionar com a internet apenas depois de adulto, as tecnologias digitais, tão familiares para crianças e adolescentes, podem até parecer um universo hostil. Mas, de acordo com Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer para a Cidadania e especialista em tecnologias aplicadas à educação, não há o que temer. Para ajudar a estreitar esses laços entre professor e tecnologia, ela e sua equipe acabam de lançar o livro digital Crescer em Rede – Um guia para promover a formação continuada de professores para adoção de tecnologias digitais no contexto educacional, que está disponível para download gratuito “http://porvir.org/wp-content/uploads/2013/10/Crescer_em_Rede_PDF.pdf”.

“Com a adoção das tecnologias digitais dentro e fora das salas de aula, o processo de ensino e aprendizagem vem se tornando, rapidamente, um grande desafio para uma geração de professores que estudou e aprendeu a ensinar em uma era pré-digital”, afirma a especialista. Segundo ela, a intenção do guia é ajudar o professor nesse momento de transformação e compartilhar insumos para que ele seja capaz de promover a chamada educação 3.0.

Com um viés bastante prático, o guia visa ajudar o professor a inserir diferentes recursos de maneira orgânica em seu dia a dia. Dividido em seis capítulos, o livro vai discutir a importância da assimilação significativa da tecnologia pelo professor, vai propor atividades em que ele possa desenvolver novas abordagens do ensino e ter contato com alguns objetos digitais de aprendizagem que podem ser ferramentas úteis nesse processo. Para Allan, mais do que aprender a usar as ferramentas, é importante que o professor possa entender como gerir o conhecimento – já que não é mais o “dono” dele – e a estimular trabalhos colaborativos.

A pedido do Porvir e para dar um gostinho do conteúdo do guia, Allan enumerou 15 passos para que os professores adotem tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas na sala de aula.

Confira!

1. Acredite que as tecnologias digitais podem colaborar para promover novas práticas pedagógicas;

2. Entenda como estes recursos podem ser incorporados à rotina escolar;

3. Conheça algumas possibilidades que fazem sentido dentro da sua área de trabalho e se aproprie de algumas ferramentas tecnológicas;

4. Planeje novas estratégias de ensino que tenham o aluno no centro do processo de aprendizado e o professor como mediador da construção do conhecimento;

5. Pense em um ensino mais personalizado e uma avaliação que leve em consideração as necessidades de cada aluno, visto que o conhecimento está disponível e o foco da educação não é mais a transmissão de conteúdo, mas sim o desenvolvimento de competências e habilidades;

6. Incentive os alunos a pesquisar na internet. Oriente-os a pesquisar fazendo uso de palavras-chave e símbolos. Além disso, indique bibliografias e sites úteis para que desenvolvam com qualidade o trabalho;

7. Permita que os alunos comparem informações e discutam sobre os temas pesquisados, sinalizando a confiabilidade da informação;

8. Estimule os alunos a produzir seus próprios textos, em diferentes formatos, a partir das pesquisas realizadas na internet e em outras mídias, bem como a mencionar autores e fontes pesquisadas;

9. Motive os alunos a participar de projetos colaborativos, inclusive com estudantes de outras escolas no Brasil e no exterior;

10. Crie ou estimule seus alunos a criarem um espaço virtual exclusivo para produção de trabalhos colaborativos (uma página no Facebook, um perfil no Twitter, um blog, um disco virtual);

11.  Incentive os alunos a compartilhar seus trabalhos na internet para que qualquer pessoa possa ter acesso, contribuir e fazer críticas;

12.  Valorize o uso de diferentes recursos tecnológicos para produção de trabalhos escolares, como vídeos, fotos, podcasts, blogs, slides, gráficos, banco de dados, ou seja toda e qualquer ferramenta que possa ser utilizada no dia a dia escolar ou futuramente no mercado de trabalho;

13.  Permita diferentes formas de manifestação e expressão no desenvolvimento dos trabalhos, dando espaço à criatividade e pró-atividade;

14.  Engaje os alunos em tarefas desafiadoras, que façam sentido para suas vidas, que proporcionem o trabalho em equipe e administração do tempo;

15.  Propicie a produção de games, estimulando o raciocínio lógico, com o uso de softwares de programação.



Acesso em 16.07.14 - Vanderley Aparecido Cornatione  
PEB II de Matemática

terça-feira, 15 de julho de 2014

VAGA PROFESSOR APOIO A GESTÃO

Seleção de Professor Coordenador de Apoio à Gestão Pedagógica

O Dirigente Regional de Ensino, da Diretoria de Ensino - Região Campinas Leste, nos termos da Resolução SE nº 3, de 18-01-2013, alterada pela Resolução SE nº 35, de 3-6-2013, torna pública a abertura do período de inscrição, recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto às Unidades Escolares abaixo citadas, a função gratificada de PROFESSOR COORDENADOR DE APOIO À GESTÃO PEDAGÓGICA.

I – Vagas

E.E. “Cecília Pereira Profª.”
E.E. “Sebastião Ramos Nogueira”

II – Requisitos de habilitação para exercer as atribuições:

a)       ser portador de licenciatura plena em Pedagogia, ou de curso Normal Superior, ou ainda, de certificado de conclusão de pós-graduação em Educação, devidamente autorizado pelo órgão competente;
b)      contar, no mínimo, com 3 (três) anos de experiência no magistério da Secretaria de Estado da Educação;
c)       ser docente efetivo de unidade escolar pertencente à Diretoria de Ensino Campinas Leste, inclusive podendo se encontrar na condição de adido ou de readaptado, sendo que a designação, no caso de readaptado, somente poderá ocorrer após pronunciamento favorável da Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde da Secretaria de Gestão Pública – CAAS;
d)      ser docente ocupante de função-atividade abrangido pelo § 2º, do artigo 2º, da Lei Complementar 1.010/2007 (categoria F), com sede de controle de frequência em unidade escolar da Diretoria de Ensino Campinas Leste, mesmo que se encontre sem aulas atribuídas, cumprindo apenas horas de permanência, desde que tenha sido aprovado no Processo Seletivo Simplificado que integra o processo anual de atribuição de classes e aulas.

III – Documentos

Juntamente com a Proposta de Trabalho, o interessado deverá apresentar os originais e  entregar cópias dos seguintes documentos:

a) Documento oficial com foto (RG civil, CNH ou Passaporte Nacional);
b) CPF;
c) Diploma do curso de Licenciatura plena em Pedagogia ou de curso Normal Superior, ou, de certificado de conclusão de curso de pós-graduação em Educação;
d) Último holerite;
e) Curriculum Vitae;
f) Comprovante de Tempo de Serviço (mínimo três anos).

VI – Entrevista

A entrevista ocorrerá na sede da Diretoria de Ensino – Campinas Leste e versará sobre a proposta de trabalho e sobre as atribuições para o desempenho da função de Professor Coordenador de Apoio à Gestão Pedagógica. No momento da entrevista, o candidato deverá apresentar os documentos originais para conferência das cópias entregues na inscrição.

VII – Períodos e locais

a) Inscrições: 21 a 25 de julho de 2014, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Entrega da proposta de trabalho e dos documentos (cópias), no Protocolo da Diretoria de Ensino – Campinas Leste (Rua Rafael Sampaio, nº 485 – Vila Rossi – Campinas - SP), aos cuidados da Comissão responsável pelo processo de seleção do Professor Coordenador de Apoio à Gestão Pedagógica.

b) A proposta de trabalho e os documentos deverão ser acondicionados em um único envelope com a identificação do candidato;

c) De 28 de julho a 01 de agosto de 2014, conforme horário a ser agendado, haverá entrevista, na sede desta Diretoria de Ensino.

VIII – Disposições finais

a) Havendo necessidade, os interessados poderão entrar em contato por meio do telefone (19) 3741-4128, para maiores esclarecimentos;

b) O ato da inscrição implicará na aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições do presente edital.


PÓS GRADUAÇÃO PROFESSORES DE MATEMÁTICA - PROFMAT

O PROFMAT é um programa de pós-graduação stricto sensu em Matemática, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e conduzindo ao título de Mestre. Ele tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no Ensino Básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.
As inscrições deverão ser realizadas de 01 de agosto a 05 de setembro de 2014.

Informações completas sobre o PROFMAT podem ser encontradas no site: http://www.profmat-sbm.org.br

sábado, 12 de julho de 2014


SEGUNDA-FEIRA, DIA 14 DE JULHO AS AULAS ESTÃO DE VOLTA!

SEJAM BEM-VINDOS




quarta-feira, 2 de julho de 2014