quarta-feira, 30 de setembro de 2015

REUNIÃO COM PAIS DO 6º ANO






Como os pais podem ajudar na educação de seu filho?
Para abordar este tema, os pais, de alunos do 6º ano, foram recebidos pela Coordenação Pedagógica e professores. Abaixo a síntese do conteúdo:

A qualidade da escola brasileira começa dentro de casa. Quando os pais estimulam o aprendizado e participam da vida escolar, as crianças se alfabetizam com facilidade, obtêm notas melhores, permanecem por mais tempo no sistema de ensino e alcançam renda superior na idade adulta.

                                          O desafio do 6º ano
O ministro Aloizio Mercadante afirmou no ano passado que uma das suas maiores preocupações é o 6º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um momento dramático na vida dos estudantes brasileiros. É quando eles passam a ter um professor por disciplina e a estudar uma série de matérias novas. Tudo muda de uma hora para outra, e o resultado é o aumento das taxas de reprovação. Nessa fase, com a conquista de autonomia por parte do adolescente, os pais em geral já se afastaram da rotina escolar. Isso é um erro. Esse é um dos momentos em que eles precisam estar mais presentes e atuantes, para garantir que seus filhos não fiquem para trás.
Autonomia não significa abandono:
— Lembre-se de que acompanhar a vida escolar do filho, mesmo quando ele já é bastante autônomo, não significa pagar mico.
— Pergunte, com real interesse e disposição para ouvir, como foram às aulas, o que foi ensinado e o que ele achou de mais interessante.
— Olhe os cadernos e os livros. Verifique se há anotações e se os exercícios propostos estão completos e corrigidos.
Seja presente na escola:
— Participe das reuniões e solicite oportunidades para conversar com os coordenadores.
— Tente conhecer todos os professores.
— Esteja presente em festas e apresentações.
— Confie na escola ou troque seu filho de colégio.
— Caso seu filho esteja com dificuldades, pergunte ao professor como você pode ajudar.
                         Dê apoio nos novos desafios
— O 6º ano representa um momento de desafios e novidades: um professor por disciplina, novas matérias, conteúdos mais complexos e aprofundados.
__Organização do estudo mais independente, com menor supervisão do professor. Além disso, coincide com a entrada na adolescência.
— Ensine seu filho a separar o material para as aulas e a deixar a mochila pronta com antecedência.
— Converse sobre o que ele achou dos novos professores e mostre que é possível lidar com os diferentes perfis, do mesmo jeito como ele lida com amigos distintos.
— Ajude-o, especialmente no começo, na organização do tempo dedicado às tarefas e trabalhos.
— Mudanças bruscas no humor e no comportamento são comuns ao entrar na adolescência. Nesta fase, é essencial criar um ambiente de respeito mútuo e espaço para o diálogo.
A lição de casa também é assunto seu:
Por mais difícil que seja encarar a tarefa depois de um dia de trabalho, todo pai tem a obrigação de dedicar tempo e oferecer apoio à lição de casa do filho. Essa atenção pode ser decisiva para um bom rendimento escolar. Pesquisas mostram que as crianças que fazem o tema aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras.
Entenda seu filho:
Uma grande ajuda na hora da lição de casa é saber o que motiva e o que desanima seu filho. Ele gosta que você fique por perto ou prefere privacidade?
Defina regras:
Converse com seu filho e estabeleçam como será a rotina para a lição, onde será feita e em qual horário.
Organize o lugar:
Escolham juntos o local onde a lição será feita. Garanta que o espaço esteja arrumado e limpo.
Acabe com a distração:
Desligue a televisão e o rádio e tente eliminar ou diminuir outros sons que atrapalhem a concentração.
Fique de olho na disposição:
Na hora da lição, seu filho precisa estar bem disposto. Não pode estar cansado, com fome, irritado, distraído.
Respeite o momento:
Todos em casa devem saber que a lição está sendo feita e contribuir, evitando interrupções e barulhos desnecessários.
Auxilie em caso de dúvidas:
Se seu filho tiver uma dúvida, ajude-o. Mas não responda por ele. Sugira que ele procure exemplos parecidos.
Ocupe-se com coisas parecidas:
Enquanto ele faz contas, que tal dar uma olhada no orçamento? Se ele vai produzir um texto, aproveite para fazer alguma anotação.
Incentive-o a rever a lição:
Olhar a lição de novo depois de terminada é uma boa prática. Se ele pedir para você rever com ele, valorize o esforço e não aponte diretamente os erros. Caso encontre coisas incorretas e perceba que ele tem condição de localizar o erro, estimule-o. Elogie se ele encontrar o problema e jamais brigue se isso não ocorrer.
Veja se a lição foi corrigida:
A falta de correção da lição pode desestimular. O aluno pode entender que de nada valeu tanto esforço. Caso isso se repita, é interessante conversar com o professor ou com o coordenador.
Elogie os acertos:
Seu filho acertou todos os exercícios da lição passada? Ele merece que você lhe dê parabéns. Mas se errou muitos, nada de briga. Pergunte se, com a correção do professor, ele entendeu por que errou. Se a resposta for negativa, estimule- o a tirar dúvidas. Caso a dificuldade seja frequente, o melhor é ir até a escola para identificar onde está o problema.
Seja um pai educador:
Uma das melhores maneiras de colaborar com o trabalho escolar é dar-se conta de que educação não é só aquilo que a escola oferece.
Dê o exemplo:
Se você quer que seu filho seja gentil, responsável e carinhoso, deve dar o exemplo.
Não negocie o inegociável:
As crianças tendem a pedir tudo o que veem. Mesmo que você tenha poder aquisitivo, aprenda a dizer não e a limitar os mimos. Isso dará a seu filho a noção de que as coisas não caem do céu.
Seja firme e coerente:
Não é suficiente dizer para a criança se comportar. Isso é abstrato demais. Diga quais comportamentos são esperados e quais são reprovados.
Dê tarefas domésticas:
A partir do momento em que seu filho aprende a caminhar, pode começar a assumir algumas pequenas tarefas, como guardar os brinquedos. Com o tempo, pode colaborar de outras formas, como arrumar a mesa das refeições. Isso deixa a criança feliz, porque ela se sente participante.     
              
         Atenciosamente Coordenação Pedagógica.    

PROTAGONISMO




Alunos proativos: Através da maquete simples, grupo de alunos explanou sobre desperdício de comida, preservação do patrimônio, valorização da escola, pertencimento, valores morais : responsabilidade, respeito mútuo, cooperação...

Parabéns pela iniciativa!

terça-feira, 29 de setembro de 2015

MECANISMO DE APOIO ESCOLAR - INSCRIÇÃO

 Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Recursos Metodológicos e Superação de Defasagens – 1ª Edição/2015 – 


Informamos que, em 2 de outubro, serão abertas as inscrições para o curso Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Recursos Metodológicos e Superação de Defasagens – 1ª Edição/2015!
A ação formativa Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem tem como objetivo geral subsidiar as escolas da rede pública do Estado de São Paulo na recuperação das defasagens na aprendizagem dos alunos.
O curso será realizado a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAP (AVA – EFAP), na modalidade de estudos autônomos (autoinstrucional).
Quem poderá participar?
Poderão participar os seguintes profissionais, desde que estejam em exercício nos cargos e/ou nas funções especificados abaixo, de acordo com a base CGRH de agosto/2015:
a. Professores Auxiliares (PA) com aulas atribuídas no Ensino Fundamental (6º ano);
b. Professores do Projeto Apoio à Aprendizagem (PAA) com aulas atribuídas no Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e/ou Ensino Médio;
c. Professores de Educação Básica (PEB I ou II) com aulas atribuídas nos diferentes componentes curriculares no Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e/ou Ensino Médio;
d. Professores Coordenadores (PC) do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) ou Ensino Médio;
e. Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) das Diretorias de Ensino.
Inscrições
As inscrições estarão abertas de 2 a 12 de outubro de 2015, e deverão ser realizadas por meio de formulário, que será disponibilizado exclusivamente no hotsite do curso.
Cronograma
O curso Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Recursos Metodológicos e Superação de Defasagens – 1ª Edição/2015 é composto por 30 horas de carga horária, e será realizado de 26 de outubro a 19 de novembro. Portanto, apenas os profissionais que tiverem disponibilidade deverão realizar a inscrição.
Para mais informações, consultem o Regulamento do curso, disponível no hotsite:

www.escoladeformacao.sp.gov.br/recuperacaoaprendizagem

APLICATIVO DIÁRIO DE CLASSE - PILOTO


Curso Todos Aprendem EAD 1ª edição – 2015: Pesquisa de Avaliação

 Prazo Prorrogado!


O prazo para preenchimento da pesquisa “Curso Todos Aprendem EAD 1ª edição – 2015: Pesquisa de Avaliação” foi prorrogado, pois temos muito interesse em conhecer a opinião de todos os participantes sobre o curso nos aspectos conteúdo, prática pedagógica, material didático, entre outros.
Sua participação no preenchimento da pesquisa é muito importante para o aperfeiçoamento dos cursos oferecidos pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP).

Atenção: A pesquisa ficará disponível até 13 de outubro de 2015.
Você deverá responder cada bloco e clicar em “Avançar”. Ao responder o último, clicar em “Finalizar”.
Sempre que for necessário alterar respostas, será fundamental, depois de realizar as alterações, clicar novamente no botão “Finalizar”, localizado na última página da pesquisa.
Para respondê-la, você deverá:

• Acessar o endereço www.escoladeformacao.sp.gov.br/abcd;
• Clicar no meu lateral em “Pesquisa”;
• Clicar em “Identificação por LOGIN e SENHA”;
• Utilizar, no campo “Login”, seu CPF com 11 dígitos e, como “Senha”, também o seu CPF com 11 dígitos (sem ponto e hífen);
• Após o acesso, na coluna “Não respondidas”, clicar em “Curso Todos Aprendem EAD 1ª edição – 2015: Pesquisa de Avaliação”.

Atenção: Para que a pesquisa seja gravada e considerada respondida por completo, é necessário clicar no botão “Finalizar”, no canto inferior direito.
Contamos com a sua participação!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

CRONOGRAMA CONSELHOS DE CLASSE E SÉRIE


ALUNOS DO ENSINO MÉDIO VISITAM METROCAMP

Os alunos do E.Médio participaram no dia 17 de setembro de 2015 da visitação que ofereceu diversas atividades educacionais como: orientação profissional, teste vocacional, palestras sobre a importância do ENEM, Financiamento Estudantil FIES, dicas de estudo e entretenimento durante duas horas







domingo, 20 de setembro de 2015

Professora realiza projeto que valoriza a leitura e vence o Educador Nota 10

Bom exemplo!

Pelo terceiro ano seguido, a rede estadual de ensino é contemplada com o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita. Desta vez, quem levou o prêmio foi a professora Andreia Fernandes de Souza, da E.E.Fulvio Abramo, localizada em São Paulo. A docente é responsável pelo projeto “Ler para estudar o mundo ao redor”, que valoriza a leitura e a interpretação de textos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Ela concorreu com 3.632 projetos inscritos de todo o Brasil.

A proposta educativa surgiu na própria sala de aula. Ao perceber a dificuldade de alguns estudantes em compreender as atividades, Andreia criou uma nova metodologia de ensino. A professora orientou as crianças a fazer pesquisas, elaborar resumos e identificar os diversos tipos de gêneros de um texto. Além disso, utilizou temas ligados à sustentabilidade, Mata Atlântica e biomas brasileiros para atrair o interesse dos alunos. Para completar, a turma elaborou um seminário sobre o meio ambiente.
Outros noves trabalhos realizados por educadores de diversas regiões do Brasil foram contemplados também com um vale-presente no valor de R$ 15 mil e uma assinatura da revista Nova Escola Digital.
O Prêmio Educador Nota 10 é uma das mais tradicionais premiações de educação da América Latina. A ação tem por objetivo revelar, valorizar e disseminar projetos pedagógicos do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A partir de agora, os vencedores vão concorrer a premiação de Educador do Ano. Em novembro, será realizada uma cerimônia de premiação, em São Paulo. Na ocasião, o docente premiado receberá um  vale presente no valor de R$ 5 mil e outro para a escola onde atua.

Edição 2014

O ano de 2014 certamente foi especial na vida da professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Mara Elizabeth Mansani. Graças ao projeto com as lenga-lengas, no qual a classe foi desafiada a criar suas próprias histórias, dando vida a personagens, a educadora foi uma das vencedoras da edição do ano passado Prêmio Educador Nota 10. Saiba mais aqui.

http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/educacao-sera-representada-pela-terceira-vez-seguida-na-final-do-educador-nota-10

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

EM NOSSO JARDIM...


IMAGENS DO COTIDIANO ESCOLAR

                                                                         Damas no intervalo





Projeto Mercadinho - Anos Iniciais



Todos os alunos dos anos finais responderam ao questionário sobre a escola



Roda de jornal


Aluno lendo no intervalo


Novos vasos - doação


VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DO NOSSO SITE

OFICINA DE PIPAS







terça-feira, 1 de setembro de 2015

FOLCLORE




 Profª Carla, da disciplina de Arte e alunos dos anos iniciais





Veja mais fotos GALERIA DE FOTOS 2015

AÇÕES DE PREVENÇÃO AO HPV – VACINAÇÃO ESTADUAL


O Papilomavírus Humano - HPV é um vírus que infecta a pele e/ou mucosas. Alguns tipos de HPV, considerados de alto risco, podem provocar câncer de colo de útero. Outros tipos podem causar lesões de pele ou mucosas, como verrugas que, habitualmente, regridem por ação do sistema imunológico. O vírus HPV é contagioso e sua transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo a principal forma a via sexual. No ano de 2011, segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA, 5.160 mulheres morreram no Brasil devido ao câncer de colo de útero. A vacinação contra o HPV foi iniciada no Brasil em março de 2014, abrangendo adolescentes com 11, 12 e 13 anos de idade, com a aplicação de vacina quadrivalente, ou seja, que protege contra os tipos de vírus responsáveis pelas verrugas genitais e câncer de colo de útero. O esquema completo de vacinação é de 3 doses, com intervalo de 6 meses entre a primeira e segunda dose, e a terceira dose após 5 anos.
Neste segundo semestre, as Secretarias de Estado da Educação e da Saúde darão continuidade à ação de vacinação contra o HPV para as meninas de 09 a 11 anos. A primeira etapa foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde - UBS e nas escolas públicas e privadas em março de 2015. Nesse período foram vacinadas meninas com 9, 10 e 11 anos de idade. Agora, nessa segunda etapa, será aplicada a 1ª dose da vacina para as meninas que eventualmente não foram vacinadas e a 2ª dose para aquelas que já se vacinaram em março.
A vacina contra HPV é uma importante estratégia de prevenção ao câncer de colo do útero, tendo mostrado maior efetividade se aplicada em esquema de três doses para meninas a partir dos 9 anos de idade. Destacamos a importância do planejamento conjunto Educação/Saúde para o desenvolvimento desta ação de imunização contra o HPV como estratégia de prevenção, tendo em vista o alcance de maior cobertura vacinal.
Enfatizamos que o envolvimento de toda a equipe da escola é fundamental, seja na informação e divulgação aos pais sobre a vacina e sua aplicação, seja junto às alunas com o apoio dos devidos esclarecimentos dos profissionais da área de saúde.

O assunto foi abordado em videoconferência apresentada pela Rede do Saber, em 26 de fevereiro de 2014, denominada Debates sobre Educação em Saúde – Tema IX – Prevenção ao HPV – Vacinação, com a presença da Dr.ª Helena Sato, Diretora Técnica da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, e da Dr.ª Albertina Duarte, Coordenadora do Programa Saúde do Adolescente. Esta videoconferência estará disponível na videoteca da Rede do Saber, http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Videoteca.